"A Televisão no Brasil"

       A televisão surgiu no Brasil por iniciativa de Assis Chateaubriand (proprietário dos Diários Associados), fundando o primeiro canal de televisão da América Latina, a PRF3-TV TupiDifusora, a qual entrou no ar dia 18 de Setembro de 1950.

       A primeira imagem a ser transmitida foi o teste da "RCA", mais conhecida como imagem de prova "Cabeça de Índio". Como ainda não existia a gravação em vídeo, os programas eram ao vivo, podendo acontecer falhas e improvisos que acabavam indo para o ar. Sendo um meio novo, com poucos técnicos experientes (a maioria provinha do rádio), a televisão foi se desenvolvendo através de erros e acertos.

       Os primeiros aparelhos de televisão a chegarem no Brasil eram importados dos "EUA", pois adotamos o mesmo sistema ("M"), alguns até possuíam cinescópio redondo (tubo).

       Com o avanço da tecnologia os aparelhos foram mudando seu "design", tornando-se menores e mais leves e seu preço mais barato para os consumidores.

       Nos anos 60, com o surgimento dos transistores, foi a revolução total, com os televisores diminuindo a tamanhos só antes imaginados em ficção científica, os japoneses tomaram conta do mercado das Micro-TVs, que tanto funcionavam nos automóveis (bateria), como com corrente alternada (uso doméstico).

       No começo dos anos 70, surgia a TV colorida no Brasil, também fomos pioneiros na América Latina. O primeiro programa que foi transmitido em cores foi a "Festa da Uva", no Rio Grande do Sul, inaugurada em ocasião solene pelo então presidente Médici.

       Os primeiros aparelhos à cores tinham um custo elevado e a transmissão não era colorida em tempo integral, só passando alguns programas no período noturno, até chegarmos aos dias atuais com transmissão integral colorida e aparelhos à preços populares.

Imagens e texto.
Copyright Alceu Massini 2003 - 2007.
The collection is over 900 vintage TV sets.